Alimentos Funcionais – Por que eles te ajudam a emagrecer?

Emagrecer comendo: Entenda como consumir alimentos funcionais pode dar aquele empurrãozinho que sua dieta tanto necessita.

Não é de hoje que conhecemos a boa fama dos alimentos funcionais.

Eles estão por aí, estampados em revistas e colorindo as prateleiras por todo o mundo, com uma promessa bastante tentadora: “Emagreça com saúde”.

O que muita gente ainda não colocou na cabeça é que, para emagrecer não é necessário fazer dietas drásticas que agridem seu corpo e o levam a limites que ele não está pronto a atingir.

A melhor forma de perder peso, segundo a medicina do século XXI é: Consumir alimentos funcionais regularmente e praticar exercícios.

Simples, não? Vamos explicar a seguir como isso funciona na prática.

1. Para emagrecer é preciso desintoxicar o organismo.

Muitas dietas falham miseravelmente por não levar em conta um aspecto muito importante do corpo humano: o corpo precisa estar favorável para a perda de peso ocorrer de forma efetiva.

E o que isso significa?

Significa que não vai adiantar fazer dieta por cima de dieta se seu corpo estiver desintoxicado, com as funções comprometidas e por aí vai.

Então, o primeiro passo é desintoxicar o organismo.

E desintoxicar de que?

Das toxinas a que somos expostos todos os dias, que podem chegar até nós através da fumaça, poluição, remédios e alguns tipos de alimentos.

É aí que entram os alimentos funcionais.

2. Alimentos funcionais desintoxicam o organismo.

Diuréticos, antioxidantes e repletos de substâncias que ativam o organismo. Essas são as características de um alimento funcional.

Boa parte deles também são aceleradores do metabolismo, facilitam a eliminação de toxinas, impedem a retenção de líquidos e colocam tudo em ordem.

Ou seja, seu corpo agora está pronto para a queima de calorias de forma mais efetiva. Sua dieta então, surtirá um melhor efeito.

3. Alimentos funcionais possuem menos calorias

Outra ótima característica dos alimentos funcionais é que eles são verdadeiras caixinhas de surpresa: eles são extremamente nutritivos, previnem doenças degenerativas e são pouco calóricos.

E o melhor, em muitos casos, eles possuem menos calorias e gastam bastante para serem digeridos.

4. Alimentos funcionais aumentam a sensação de saciedade

Na lista de benefícios dos alimentos funcionais, você pode anotar mais uma ótima estratégia: manter você satisfeito por mais tempo.

Ou seja, além de desintoxicarem seu organismo, fazer bem à sua saúde, serem hipocalóricos e acelerarem o metabolismo, eles também fazem você comer menos.

Ou seja, se o grande vilão da sua dieta é sua boca grande e estômago que reclama o dia inteiro, há uma grande chance de você estar escolhendo os alimentos errados para consumir durante o dia.

Como a grande maioria dos alimentos funcionais demoram mais para serem digeridos, o seu corpo vai demorar um pouco mais para sentir fome.

Experimente comer ovos cozidos com uma pitada de sal ou mesmo uma banana entre as refeições.

Você perceberá como o seu organismo irá funcionar bem melhor do que com um hambúrguer com fritas ou mesmo aquele pastel cheio de óleo que você come todos os dias no lanche da tarde.

Você não precisa deixar de comer o que gosta para levar uma vida saudável. Contudo, precisa vigiar o que está predominando na sua dieta.

Portanto, se os lanches – os chamados junk food – ocuparem boa parte do seu cardápio, está na hora de uma mudança no estilo de vida.

Incluir frutas, verduras, ovos e legumes em sua dieta diária irá auxiliar seu organismo na digestão e em inúmeras outras funções, inclusive aquelas que aceleram a perda de peso.

Deixe uma resposta