Antioxidantes: O que você ganha com esses combatentes dos radicais livres

Você sabe o que são antioxidantes e como eles podem deixa-lo mais jovem e com a saúde em dia? Aprenda tudo nesse artigo.

Viver significa envelhecer.

Quando respiramos, estamos envelhecendo, e considerando que o oxigênio é o grande responsável pela oxidação, é impossível respirar sem ficar mais velho.

Mas, a boa notícia é que, com os alimentos certos você pode retardar o efeito envelhecedor do oxigênio. Entenda o que são antioxidantes e como eles combatem os radicais livre no seu organismo, trazendo mais saúde para você.

Antixodantes: O que são radicais livres e por que combatê-los

Cientificamente falando, os radicais livres são moléculas que não possuem um número par de elétrons na última camada eletrônica. Por conta disso, são muito estáveis e possuem uma ação oxidante.

Quando eles existem em grande quantidade no nosso corpo, os radicais livres começam a atacar e oxidar células saudáveis, tais como DNA, lipídios e proteínas. Em quantidades normais, os radicais livres possuem um efeito até
benéfico, mas em excesso, causam a peroxidação lipídica.

Essa, por sua vez, está associada ao desenvolvimento de doenças crônicas, tais como Parkinson, Alzheimer e até mesmo alguns tipos de câncer.

Como os antioxidantes atuam

Os antioxidantes não vão eliminar os radicais livres, mas vão equilibrar a balança.

Como dito anteriormente, os radicais livres não são completamente prejudiciais, contanto que existam em uma quantidade moderada.

Nesse sentido, os antioxidantes vão proteger as células sadias contra o efeito oxidativo dos radicais livres e reverter o estado de estresse oxidativo. Ou seja, ele não só previne a oxidação, como trata as células já danificadas.

A atuação dos antioxidantes resulta em uma infinidade de benefícios facilmente perceptíveis, além de ajudar na
desintoxicação do corpo e deixar a pele mais bonita. Com tantos benefícios, como não aderir?

Uma dieta rica em antioxidantes

Os antioxidantes podem ser encontrados em diversos alimentos naturais, em sua maioria frutas e legumes.
Alguns deles são:

  •  Aveia
  • Mamão
  • Abacaxi
  • Salmão / Atum
  • Linhaça
  • Frutas cítricas e frutas vermelhas
  • Azeite de Oliva
  • Pepino
  • Sálvia
  • Açafrão
  • Chá de cavalinha, dente de leão e centelha asiática

Esses alimentos, além de antioxidantes, combatem doenças, são diuréticos, bons na regulação do intestino, contém vitaminas essenciais, fortalecem o organismo, desintoxicam e são saudáveis para o dia a dia.

Estimulam a circulação sanguínea, ajudam a eliminar as toxinas, possuem Ômega 3 e 6, Vitamina C, bom teor de silício…

Antioxidantes são a escolha perfeita para quem preza pela saúde e bem-estar a longo e a curto prazo. Você não precisa comer tudo isso em um dia só.

A linhaça por exemplo, é bastante versátil. Pode ser encontrada em forma de grãos, farinha e sementes. Com ela você pode fazer receitas saudáveis e deliciosas para o dia. Frutas são boas escolhas de lanche intermediários ou após o
almoço.

Além de serem deliciosas, alimentam mesmo e algumas podem deixa-lo saciado por mais tempo. Sabemos das propriedades da Aveia e como ela é benéfica para a estruturação da pele e ainda dificulta a absorção da gordura pelo
intestino.

Basta agora montar seu cardápio com os alimentos de sua preferência dessa lista e começar a perceber os benefícios de uma vida mais saudável.

Deixe uma resposta