Papada e Contorno

O envelhecimento é um processo biológico universal e progressivo, e, também é altamente influenciado por fatores externos como exposição, fumo e alimentação. Os sinais de envelhecimento aparentes na nossa pele, são consequências das modificações estruturais que ocorrem fisiologicamente, levando a diminuição de funcionamento do tecido conjuntivo, o que torna o colágeno rígido e a elastina perde sua capacidade elástica, ocorre a diminuição das glicosaminoglicanas (substância fundamental presente na matriz extracelular para diferenciação e proliferação celular), diminuição de água intracelular, e, redução da capacidade regenerativa.

Há diminuição contínua de todos os elementos da pele, e, tais modificações causam ressecamento, perda de tônus, flacidez, alterações vasculares, e, rugas profundas.

Símbolo de feminilidade a região do colo, pescoço e mãos não escondem a idade, e, essas regiões nem sempre ganham a merecida atenção quando o assunto são os cuidados com a pele, sendo ainda mais suscetível ao envelhecimento precoce.